O consultor da Redesim, senhor Cristino Francino, esteve recentemente realizando capacitação para a utilização do sistema Gov.PI. Esse sistema permite a abertura, alteração e baixa de empresas de maneira totalmente online, além da solicitação de alvarás e acompanhamento de processos de forma mais eficiente. O treinamento foi direcionado para as equipes de profissionais das secretarias de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Setor de Tributos e Sala do Empreendedor.
Também foi implementada uma inteligência automatizada que possibilita a resposta antecipada no processo de viabilidade – ou seja, quando um empresário consulta o município sobre a possibilidade de abertura de uma empresa em determinado local. Agora, essa resposta pode ser gerada automaticamente, sem interferência humana, para a maioria dos processos.
Além disso, após o registro da empresa na Junta Comercial e na Receita Federal, o sistema identifica automaticamente todos os órgãos envolvidos no licenciamento, como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente, e gera as solicitações de forma eletrônica, eliminando a necessidade de comparecimento presencial. Outro grande avanço é a integração de documentos, dispensando a apresentação de RG, CPF e contrato social, pois essa documentação já está disponível no sistema.
Essas melhorias representam um grande benefício para o setor produtivo do município, permitindo que 90% do processo seja realizado online, incluindo a solicitação da inscrição municipal, do alvará de localização, do alvará sanitário e da autorização ambiental.
Durante
a visita, também foi realizado um treinamento específico para o
órgão ambiental. Outras ações foram iniciadas, como a integração
do sistema municipal de controle e emissão de taxas e alvarás ao
sistema de registro de empresas e aquisição de CNPJ.
Com
essas inovações, buscamos atrair e fortalecer o setor produtivo,
proporcionando um ambiente mais favorável para quem deseja
empreender no município de forma ágil e sem burocracia.
0 Comentários