Guadalupe promove mais uma oficina com equipes que educam alunos com alguma deficiência

Com objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 11.133/2005, e comemora-se no dia 21 de setembro.



Com isso a Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta sexta-feira 20/09, Oficina das Emoções e Palestra sobre o Setembro Amarelo – mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio.

Durante o evento os profissionais de educação da rede municipal de ensino, apresentaram e trocaram experiências sobre os cuidados e atenção especial com os alunos com alguma deficiência. As ações desenvolvidas em sala de aula, tem por objetivo trabalhar a educação Inclusiva no âmbito da sala de aula dando suporte e formações aos auxiliares de PCDs, professores e suas famílias através da empresa DISLEX /PI.















O preconceito e a inacessibilidade pública são responsáveis por dificultar a vida dos deficientes e, como pontos centrais, também precisam ser debatidos na data.

As comemorações ocorrem desde 1982 e foram uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais em prol dos portadores de deficiência há mais de 40 anos.

Pessoa com deficiência é a que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e requer atenção integral que compreenda ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.

As deficiências se enquadram nas seguintes categorias:

deficiência física;
– deficiência visual;
– deficiência auditiva;
– deficiência mental;
– deficiência múltipla.


Postar um comentário

0 Comentários