Com o intuito de motivar e criar nas crianças do ensino Infantil e fundamental o hábito da leitura, uma vez que é nesta fase que as crianças estão no estágio crucial de desenvolvimento de suas habilidades linguísticas, cognitivas e sociais, a escola municipal Eduarda Batista de Castro, localizada no bairro Coqueiro em Guadalupe, realizou nesta quarta-feira 24/04, a abertura oficial de seu projeto de leitura para o ano de 2024.
Segundo a diretora da escola Edna Mateus, a leitura desempenha um papel central nesse processo, pois é por meio dela que as crianças começam a decifrar o mundo ao seu redor, a construir conhecimento e a desenvolver a imaginação. (sem leitura não há desenvolvimento para as gerações futuras). Ele será desenvolvido com o intuito de motivar os alunos e toda a escola, bem como as famílias a viajar pelo mundo da leitura.
Segundo a coordenadora Valmira, a aplicação desse projeto intervirá aos alunos do Maternal ao 6º do fundamental, tendo por finalidade estimular os professores a acelerar o processo de ensino/aprendizagem.
Objetivos:
Perceber que a leitura é uma das fontes principais para se viver em sociedade.
Estimular a contação de histórias, uma prática que a cada dia corre o risco de cair no esquecimento.
Acolher as familiar, pois acredita-se que ao contar histórias aos nossos filhos, estreita-se mais e mais os laços afetuosos entre os envolvidos.
Estimular a imaginação, a capacidade de abstração e interpretação, e expressão artística;
Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
Trabalhar a linguagem oral e escrita.
Desenvolver o interesse pela leitura (e todo o código linguístico) através da literatura infantil;
Desenvolver o emocional através da compreensão dos sentimentos por meio do acolhimento familiar;
Incentivar os alunos a se envolverem com livros e textos desde cedo, despertando o gosto pela leitura como uma atividade prazerosa e enriquecedora.
Promover o desenvolvimento da fluência, compreensão e interpretação de textos, capacitando os alunos a lerem de forma autônoma e eficaz.
Oferecer aos alunos acesso a uma variedade de gêneros, estilos e autores, ampliando seu repertório cultural e linguístico.
Proporcionar momentos de leitura que incentivem a imaginação e a criação de novos mundos, personagens e histórias.
Criar oportunidades para que os alunos compartilhem suas experiências de leitura, discutam ideias e troquem recomendações de livros com colegas e professores.
Envolver os pais e responsáveis no processo de leitura dos alunos, promovendo a leitura em casa e estabelecendo uma parceria entre família e escola.
Estimular o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, além de promover o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de análise e síntese.
Selecionar materiais de leitura que representem a diversidade étnica, cultural, social, promovendo a inclusão e o respeito à pluralidade de experiências e identidades.
Desenvolver habilidades de leitura crítica e reflexiva que sejam essenciais para o sucesso acadêmico em todas os campos de experiência.
Estimular o hábito de ler por prazer, incentivando os alunos a explorarem livremente o mundo dos livros e a descobrirem novas paixões e interesses literários.
Abaixo confira a programação desenvolvida pela escola...
* DRAMATIZAÇÃO DA PEÇA: TODO DIA É DIA DE LEITURA
( RAFAELA)
* ENTRADA DA FAIXA – NOME DO PROJETO (LAINARA, LIZANDRA E ELZA)
* ENTRADA DO LIVRO : ERA UMA VEZ...
* ( ANA E LARISSA )
* APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DO TURNO DA MANHÂ:(ALUNOS FANTASIADOS )
RESPONSÁVEIS: (CIDA, MARCIENNI, SINARA, MAURITANIA E FRANCIRENE)
*APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DO TURNO DA TARDE: ( ALUNOS COM AVENTAIS) .
RESPONSÁVEIS: CLARA BEATRIZ E JULIANA
* DESFILE DOS LIVROS ESCOLHIDOS NO MÊS – FAMÍLIA
RESPONSÁVEIS: PROFESSORES DO MATERNAL AO 6º ANO
0 Comentários