Período da Piracema é tema de reunião em Guadalupe

A equipe do IBAMA - Maria Izolda Monte, educadora ambiental, e Paulo Iram, técnico administrativo, estiveram nesta sexta-feira 15/12, na sede do SINDPESCA de Guadalupe, reunidos com o presidente da entidade Francisco Vitorino (Galego), Domingos Martins – Secretário de Meio Ambiente, Silvone Ataídes – Tec. Ambiental, vereador Jesse James, pescadores e os secretários Maria Sara e Genivaldo Miranda, debatendo, tirando dúvidas e levando mais informações sobre o período da piracema.



Quando abre a pesca em 2023 e quando fecha a pesca em 2024?

A Piracema, também chamada de “defeso”, é o período em que a pesca fica proibida em inúmeras bacias hidrográficas, porque é a época de reprodução de diversas espécies, ajudando, assim, na preservação da fauna.

Cada estado tem dias diferentes para abertura e fechamento da pesca.




O que está proibido na Piracema

Durante o período, de acordo com a lei federal, é proibido realizar a pesca em lagos e rios. 

Não podendo ser realizada a captura, o transporte e o armazenamento de espécies nativas (nem mesmo daquelas usadas para fins ornamentais).

No período ainda é vetado o uso de materiais perfurantes como arpão, arbalete, fisga, bicheiro e lança.

Quem for pego pescando durante a Piracema pode pagar multa, ter seu material apreendido e responder judicialmente por crime ambiental, sendo que a inspeção dos pescadores é feita pela Polícia Ambiental.
















Postar um comentário

0 Comentários