Em alusão ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, a Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, deu início nesta terça-feira (19/09), uma série de atividades relacionadas às questões ambientais.
As ações iniciaram com a limpeza em torno do Lago de Boa Esperança, no Balneário Belem Brasília. Já na tarde foram realizadas o plantio de mudas de flaboyan na escola municipal Raimundo Nonato de Santana. As ações contaram com a presença da prefeita Neidinha Lima, secretário da pasta Domingos Martins, vereadora Hélvia Almeida, secretários e assessores do município.
O "Dia da Árvore" no Brasil é comemorado dia 21 de setembro. A data escolhida antecede o início da primavera no hemisfério sul, que pode variar entre os dias 22 e 23 de setembro, dependendo do ano.
Em substituição ao chamado Dia da Árvore, foi criada a "Festa Anual das Árvores", instituída por meio do Decreto 55.797 de 24 de fevereiro de 1965. No Artigo 2º do Decreto é mencionado: "A Festa Anual das Árvores tem por objetivo difundir os ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da pátria e no bem-estar dos cidadãos.". Apesar de ter ocorrido a alteração em relação aos nomes, as instituições de ensino, a mídia e a população reconhece como Dia da Árvore.
A data é celebrada com o intuito de incentivar a preservação das árvores e das florestas, conscientizar a sociedade sobre as consequências do desmatamento, poluição e outros vícios nocivos, além de ressaltar a importância das árvores no equilíbrio do ecossistema. As árvores proporcionam oxigênio por meio da fotossíntese, diminuição da temperatura do ambiente, permanência de várias espécies animais, diversos frutos e outros benefícios.
0 Comentários