Guadalupe investe em educação musical com “Oficina de Música”

Com o objetivo de disponibilizar às crianças e adolescentes práticas pedagógicas essencialmente voltadas ao fazer musical, nas quais a manipulação da música, pelo aluno, ocupa todo o tempo das atividades. Oportunizando desse modo, o prazer de tocar violão e bateria, particularmente dentro de um grupo, e desenvolver a habilidade de utilizar os instrumentos na sua mais tradicional função: acompanhar instrumentos solistas, sobretudo a voz humana, a Prefeitura de Guadalupe, por meio das secretarias de Educação e Cultura, deram início na manhã desta terça-feira 02/05, ao projeto “Oficina de Música”.


A abertura do projeto foi realizo no local onde as aulas serão ministradas pelo músico IRVING EMANOEL, no Memorial Porto Seguro (Museu).


Além dos alunos e pais, participaram da abertura a secretária de educação Lorena Antunes, a supervisora da rede municipal Sílvia Trajana, as coordenadoras Cida Lima e Francilda, e a vereadora Hélvia Almeida.

O projeto “Oficina de Música” busca oportunizar práticas musicais significativas para as crianças e adolescentes da Cidade de Guadalupe tendo o violão e a bateria como foco, desenvolvendo dessa forma, a capacidade instrumentista e musical. A proposta do projeto de musicalidade surgiu do anseio dos participantes dos grupos e também dos instrutores sociais, disponibilizando assim, num primeiro momento, às crianças e adolescentes práticas pedagógicas embasadas e voltadas essencialmente ao fazer musical.

O objetivo principal é promover a socialização de indivíduos sem perder de vista uma formação musical de qualidade. A construção de seres humanos sensíveis e melhores cidadãos vêm a ser o desafio principal de um educador que se preocupa com a sensibilização e socialização do aluno por meio de uma abordagem vivencial coletiva.











JUSTIFICATIVA

Justifica-se a implementação de tal projeto a partir da demanda levantada na cidade, sendo que, teoricamente, pesquisas mostram que tanto ouvir música, quanto tocar um instrumento musical estimula o cérebro, e ainda pode aumentar a capacidade da memória. Além disso, a intenção é promover a autoestima, valorizar os dons necessários à musicalização e contribuir fortemente para melhoria dos relacionamentos. Projetos assim incrementam as ações tornando possível a solidificação de conceitos éticos, culturais embasados na construção de um jovem e futuramente um cidadão feliz.


OBJETIVO GERAL

Objetiva-se disponibilizar às crianças e adolescentes práticas pedagógicas essencialmente voltadas ao fazer musical, nas quais a manipulação da música, pelo aluno, ocupa todo o tempo das atividades. Oportunizando desse modo, o prazer de tocar violão e bateria, particularmente dentro de um grupo, e desenvolver a habilidade de utilizar os instrumentos na sua mais tradicional função: acompanhar instrumentos solistas, sobretudo a voz humana.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

De maneira mais específica, objetiva-se:

  • Desenvolver a competência de Trabalho em Equipe;

  • Ensinar perseverança;

  • Melhorar a coordenação motora;

  • Melhorar habilidade matemática;

  • Aumentar sua responsabilidade;

  • Aprender sobre a história cultural;

  • Aguçar a concentração;

  • Promover a autoexpressão e aliviar o stress;

  • Criar um sentimento de conquista;

  • Promover habilidades sociais;

  • Aumentar as habilidades de escutar;

  • Disciplinar;

  • Elevar as habilidades de desempenho e reduzir o medo de apresentações públicas;

  • Promover a felicidade e sentimento de bem estar a si e em terceiros.


METODOLOGIA

Metodologicamente, o educador irá olhar para cada aluno e suas necessidades, considerando expectativas e habilidades destes, além de adaptar os métodos e conteúdos de acordo com o público. Será um provocador que, por meio de atividades sugeridas, instiga os alunos a criarem, refletirem, questionarem, solucionarem problemas, por isso mesmo terá de estar sempre disposto a pesquisar, diversificar, avaliar e adaptar suas ações conforme as necessidades da turma, sempre preocupado em manter o interesse e a alegria. A sensibilização e a socialização dos alunos levam ao resgate e à valorização da cultura. Eles serão encaminhados pelas Escolas Municipais, bem como acompanhada sua evolução pelos expectivos Coordenadores e Diretores. Dessa forma, serão divididos por turmas de acorco com os horários estipulados pelo educador, sendo 6 turmas por dia divididos nos turnos manhã e tarde, 5 alunos por turma ou mais, dependendo da demanda e estrutura disponível.


CRITÉRIOS

  • Estar matriculado em Escolas Municipais;

  • Ter a idade igual ou superior à 10 anos;

  • Pontualidade;

  • Comprometimento;

  • Boas notas.



RESULTADOS ESPERADOS

A ação de avaliar não é um momento distinto da ação de ensinar. É uma das dimensões que constituem o próprio processo de ensinar. Esse processo acontece independentemente de uma ação formal, nesse sentido o aluno pode ser avaliado quando questionado, ter suas tarefas verificadas quando o professor propõe uma linha de exercícios musicais cotidianos etc.

Por meio do Projeto “Oficina de Música” espera-se alcançar: a elevação do índice no aprendizado, uma vez que a musica relaxa, eleva a capacidade de concentração e autoestima dos alunos, incentivar a produção artística e musical, bem como melhorar os relacionamentos em grupo.



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