O Piauí está com previsão de chuvas intensas em quase todos os municípios, ficando o Sul do estado com previsão de receber os maiores volumes. Apenas a região do extremo Norte não deve ter chuvas. Os dados são Centro de Gerenciamento de Riscos da Defesa Civil do Piauí e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A Defesa Civil emitiu um alerta para condições atmosféricas favoráveis para chuvas intensas nas próximas 24h e 48 horas.
“Estamos sob atuação de sistema episódio de alta intensidade, a Zona de Convergência do Atlântico Sul, com atuação concentrada sobre o Sul do Estado. A Defesa Civil recomenda máxima atenção em relação às áreas de riscos, tráfego em rodovias, condições de segurança dos veículos e cumprimento do protocolo de segurança em relação às descargas elétricas”, informou o climatologista Werton Costa.
Algumas cidades do Piauí estão registrando grandes volumes de chuva nas últimas 24h. Segundo a Defesa Civil, foram 170 mm em São Francisco de Assis do Piauí e 130 mm em Jaicós.
Leia também:
- Cidade de Dom Inocêncio registra forte chuva com granizo
- Ruas ficam alagadas e carros 'ilhados' após forte chuva em São Raimundo Nonato
- Chuva com granizo e vento arranca portões, teto de igreja e causa destruição no Piauí
Alertas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo e laranja para chuvas em 218 municípios nesta quinta-feira (25) e na sexta-feira (26).
O alerta amarelo é para 76 municípios da região Norte do estado e parte do Sul com chuva entre 20 até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Já o alerta laranja é para 142 cidades, pegando principalmente para o Sul do Piauí, com chuvas mais intensas, entre 30 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h. Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Com informações do Cidadeverde.com
0 Comentários